quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Realizado em Chapadinha "EXPOSEGMA" maior evento de segurança pública do MA

Blog Labareeda Notícias 11 de Agosto de 2016 
Foi realizado durante todo o dia de ontem (10), na praça Irineu Veras Galvão "praça do povo" em Chapadinha a I Exposição Sobre Segurança no Maranhão "EXPOSEGMA" . O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Chapadinha teve a frente o 16° Batalhão de Polícia Militar, sobe o comando do Tenente coronel Gláuber Miranda.



O evento reuniu as mais diversas autoridades da segurança pública tais como : Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Agentes Penitenciários, Exército, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito.





“A Secretaria de Segurança Pública realiza ações de segurança de relacionamento social. O que nos aproxima do cidadão. Temos que ter a preocupação social contra a violência. Além desta ação, aqui da Exposegma, em parceria com a SSP, acontece todo um processo educativo e processo de repressão contra a criminalidade. É nobre a iniciativa da Exposegma em estender a mão para o social”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, que participou do evento.
O foco principal da EXPOSEGMA é divulgar as forças de segurança do Estado do Maranhão, dando conhecimento às ações desenvolvidas no combate às drogas e à violência e ainda realizar uma aproximação dos jovens e da comunidade com os ensinamentos sobre vivência harmoniosa contidos na religião. Outra face do projeto EXPOSEGMA é mostrar uma política de segurança voltada para ações de caráter preventivo e educativo, a qual visa aproximar a comunidade dos órgãos municipais, estaduais e federais.

O evento ainda contou com várias apresentações culturais de alunos das redes Estadual, Municipal e Particular de ensino, incluindo Bumba-meu-boi, Danças, Fanfarras entre outras.



O Corpo de Bombeiros, apresentou técnicas sobre como inibir riscos com chamas e prevenção de acidentes. Já o Exército Brasileiro realizou aferição de pressão, orientações no combate ao mosquito da dengue e expôs viaturas e armamentos usados em combates.


O Instituto de Criminalística (Icrim) expediu a confecção de carteiras de identidades que estavam sendo feitas no Colégio Otávio Vieira Passos; o Batalhão de Choque expôs armamentos usados no serviço ostensivo e repressivo.

Também contribuíram com o evento a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) . Homens do Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias "GEOP" montaram um estande onde foram exibidas armas não letais, sprays de pimenta e outros objetos usados para reforçar a segurança interna prisional dos estabelecimentos penais.



Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, a ação possibilita que a população conheça os trabalhos desenvolvidos no sistema penitenciário do estado. “Ações como essa contribuem para que a população conheça os trabalhos que são desenvolvidos dentro das unidades prisionais, tanto no âmbito da segurança interna, quanto no que se refere as oficinas de trabalhos que são ofertadas aos internos do sistema prisional do estado”.

As secretarias municipais de Saúde e Esportes, também estiveram presentes no evento e contribuíram muito com a EXPOSEGMA, o secretário de Saúde Alan Monteles, juntamente com sua equipe de saúde realizaram demostrações de primeiros socorros e fizeram exame de glicemia e mediram pressão de alguma pessoa no evento.



Quem também esteve com sua equipe foi o secretário de Esportes Herasmo Nunes, mostrando o quanto o esporte é importante para os jovens principalmente para que os mesmos não sigam o caminho das drogas.
O Batalhão Ambiental, foi outro importante órgão que esteve presente na EXPOSEGMA e contribuíram com suas ações para divulgar o trabalho da polícia  ambiental .






Publicidade

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário