segunda-feira, 4 de julho de 2016

Lançado em Chapadinha livro de Análise sobre a política territorial no Baixo Parnaíba


Foi lançado na última quinta-feira (30), no auditório do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA), o livro “Análise sobre a Política Territorial no Baixo Parnaíba – MA”, que foi organizado pelo Engenheiro Agrônomo e prof. Dr. James Ribeiro de Azevedo (CCAA-UFMA) e pelas professoras e Doutoras Jussara Dantas (UFCG) e Maryzélia Furtado de Farias (CCAA-UFMA).
A mesa de abertura da cerimônia de lançamento contou com a participação dos organizadores Dr. James Azevedo e Drª Jussara Dantas, do diretor do CCAA-UFMA, Prof. Dr. José Maria Resende, as representações do CODETER (Conselho de Desenvolvimento Territorial do Baixo Parnaíba), Srª Raimunda Coriolando e o Sr. Juvenal Neres, que é também da Coordenação Executiva da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) e o advogado e presidente da OAB – Seccional de Caxias (MA), Dr. Agostinho Ribeiro.
Nas falas todos e todas ressaltaram a importância da aproximação da Universidade com o povo e da produção de conhecimento que sirva aos interesses da sociedade e de quem realmente precisa. Somente através de uma Universidade pública, gratuita, de qualidade e que coloque a extensão no tripé universitário é que teremos a garantia de uma universidade verdadeiramente popular.
SOBRE A OBRA:
O livro é fruto de uma articulação entre o CODETER, na pessoa do Sr. Juvenal Neres e dos professores do CCAA-UFMA, que através do projeto de extensão do CNPq/MDA “Monitoramento e Avaliação do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Território Rural do Baixo Parnaíba”, que foi executado nos municípios do Território, que são: Araioses, Anapurus, Água Doce do Maranhão, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, Urbano Santos e Tutóia, de 2010 a 2013.
Na obra, é tratado de uma leitura sobre as políticas públicas desenvolvidas neste território e mostra a qualidade de vida destas pessoas. Este livro vem a contribuir bastante para o aprofundamento nas aplicações corretas dos recursos públicos nestas áreas e na necessidade de um acompanhamento real da sociedade.
O livro está dividido em três capítulos. O capítulo I trata da análise do PRONAF Infraestrutura. O capítulo II da análise da gestão social do Território e, no Capítulo III, é realizada uma análise sobre a qualidade de vida das famílias rurais.
Os autores esperam que este livro possa contribuir com o aperfeiçoamento dessa tão importante política pública que é a política territorial e, desta forma, contribuir com o desenvolvimento sustentável do Baixo Parnaíba maranhense.

O livro encontra-se disponível em formato digital na plataforma eletrônica da UFMA, acessado: www.ufma.br       
Por Tiago Jansen 
(assessor pedagógico ASA-MA)


Publicidade

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário