domingo, 28 de janeiro de 2018

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital disponível no Maranhão


O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) disponibilizou na última sexta-feira (26) aos usuários, a Carteira Nacional de Habilitação Digital . Os últimos testes foram realizados pelas coordenações de Informática e Habilitação do órgão junto à Plataforma do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nesta semana .

O documento digital tem o mesmo valor jurídico da versão impressa que continuará sendo emitido . A CNH Digital não terá nenhum custo a mais para o usuário nesta etapa . No entanto, para solicitar a carteira eletrônica é necessário que o condutor tenha o modelo atual da carteira de motorista com o QR code . Caso contrário, deverá solicitar ao Detran-MA a última versão da CNH e atualizar o número do celular e e-mail no sistema do Departamento .

Após a atualização dos dados no Detran-MA, o usuário entrará no Portal de Serviços do Denatran, fará o cadastro na CNH Digital, informando os dados pessoais e da carteira de motorista . Em seguida, receberá via e-mail a solicitação de confirmação do Denatran para liberar o carregamento da carteira eletrônica no smartphone cadastrado . Os usuários que já possuem o certificado digital e carteira de motorista com QR code não precisam ir ao Detran-MA .

Basta fazer o cadastro no site do Denatran, solicitar a CNH Digital e baixar o aplicativo . O aplicativo está disponível nos sistemas Androide e IOS .

De acordo com a coordenadora do Setor de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, as informações do condutor na CNH Digital serão as mesmas da Base Central do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), conforme a Resolução Nº 684 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) .

“É um procedimento seguro, pois os dados do condutor estão protegidos pelo certificado digital. Só poderá acessar as informações no celular quem souber o usuário e senha do aplicativo. Qualquer alteração feita pelo usuário tornará a assinatura digital inválida . Em caso de furto ou roubo do celular, o condutor deve entrar imediatamente no site do Denatran e bloquear o serviço”, orientou Nazaré Nunes .

O coordenador de Informática do Detran-MA, Jorge Henrique, reforçou que a atualização dos dados para a CNH Digital poderá ser feita em todas as unidades de atendimento do Detran-MA desde que o usuário atenda os requisitos para obtenção do documento .

“O cadastro no Portal do Denatran para a obtenção do documento eletrônico estará disponível aos usuários que concluírem, a partir desta sexta-feira, o processo para tirar a Permissão para Dirigir (PD), CNH definitiva ou renovação da habilitação, desde que os dados estejam atualizados . A atualização dos dados pode ser feita na sede do Detran-MA, nos Postos Avançados de Atendimento e nas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão”, explicou Jorge Henrique .

O documento eletrônico poderá ser apresentado durante a fiscalização . O condutor que adquirir a CNH Digital deverá ficar atento ao carregamento do aparelho, pois em uma abordagem o celular deve estar ligado . Andar com o celular desligado é o mesmo que estar sem o documento .

Publicidade

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário