quinta-feira, 19 de maio de 2016

Chapadinheses participam de formação do curso de agentes penitenciários

Só este ano, o Governo do Maranhão já capacitou, aproximadamente, 800 servidores no Curso de Formação de Agentes Penitenciários Temporários (APT´s). Na manhã desta terça-feira (17), a 7° turma, com mais 130 homens, recebeu o certificado de conclusão de curso, qualificando-os às rotinas internas prisionais dentre eles cinco são Chapadinhenses.

Com carga horária de 160 horas, o curso é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) da Polícia Militar do Maranhão, localizado na BR-135. A proposta da iniciativa é reforçar e qualificar os trabalhos de segurança nas unidades prisionais de todo o estado.

Durante a cerimônia de formatura, os agentes foram novamente lembrados sobre suas funções de garantir a guarda, a ordem, a vigilância, a disciplina e a segurança dentro das unidades carcerárias que atuarem. O curso ocorreu com atividades teóricas e práticas para preparar os novos agentes em suas funções diárias.

“Eles são devidamente instruídos para desempenharem suas funções de manter a ordem e disciplina, de maneira humanizada, nas unidades prisionais”, afirmou o diretor da Academia de Gestão Penitenciária (Agepen), Fabiano Cavalcante, que é quem coordena a ministração dos cursos em todas as turmas.

As aulas são ministradas por agentes penitenciários efetivos, policiais militares, advogados, psicólogos, e outros profissionais. Noções de Intervenção Prisional, Procedimentos de Segurança com pistola ponto 40, e Defesa Pessoal, foram algumas disciplinas repassadas aos novos agentes, durante todo o curso.

Um dos formandos dessa nova leva de agentes temporários, Luís Franklin da Silva, falou sobre o curso oferecido. “O curso foi bastante proveitoso. Tivemos tanto o treinamento prático quanto o ensino teórico, o que nos garante as condições necessárias para trabalharmos nas unidades prisionais”, pontuou.

Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade de Oliveira, o investimento feito pela gestão estadual na capacitação e formação de novos atores da segurança prisional é a demonstração do compromisso de seguir qualificando os resultados já alcançados nesses dezessete meses de governo.

“Os agentes também foram instruídos em Direitos Humanos, noções básicas sobre a Lei de Execuções Penais (LEP), gerenciamento de crise, técnicas de algemação, transposição de algemas e condução e escolta de internos. O gerenciamento desses novos servidores, portanto, é mais eficaz.”, destacou o titular da Seap.



Publicidade




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário