quinta-feira, 29 de maio de 2014

PROBLEMAS DE SAÚDE PODERÁ SER O PRINCIPAL MOTIVO DA DECISÃO DE JOAQUIM BARBOSA DE SE APOSENTAR DO STF.

Brasília (AE) – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, acaba de confirmar que deixará a Corte máxima da Justiça no País. Ele discursou no plenário do Supremo na tarde desta quinta-feira, 29, alegando que o afastamento dasfunções será no final de junho por uma decisão pessoal. Em uma fala curta e objetiva, Barbosa lembrou o julgamento do mensalão como seu maior feito no Supremo. “Tive a felicidade, a satisfação e alegria de passar a compor essa Corte no que talvez seja seu momento mais fecundo de maior importância no cenário político institucional do nosso País”, afirmou. Barbosa também se disse “deveras honrado” por ter feito parte do colegiado do STF.
O anúncio foi comentado pelo ministro Marco Aurélio Mello, que desejou “boa sorte” a Barbosa nas próximas empreitadas. Segundo Mello, Barbosa deixa o posto devido aproblemas de saúde – o ministro sofre de uma doença na coluna -, mas o presidente do Supremo não comentou a motivação para deixar o cargo. “Como mais antigo da sessão, registro sentimento a princípio pessoal, mas que creio ser também dos demais colegas. A cadeira do Supremo tem uma envergadura maior”, disse Mello. “Vossa excelência foi relator de uma ação penal importantíssima do que o Supremo, como colegiado, veio a afirmar que a lei é lei para todos e que processo em si não tem capa, processo tem conteúdo”, recordou.
Mello lamentou a saída do colega de Corte, afirmando que ocupar uma cadeira no Supremo é uma honra para a vida toda. “Lamento a saída, porque penso que devemos ocupar a cadeira até uma décima hora, mas compreendo a decisão tomada, até mesmo a partir do estado de saúde de vossa excelência”.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário