Uma parceria da Articulação do Semiárido Brasileiro ASA, COOPRAMA, Governo Federal e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha está levando sementes crioulas para agricultores do município.
Dirigentes do STTR e Juvenal Neres |
Juvenal Neres, representante da ASA Brasil no estado do Maranhão, fala sobre a importância das sementes crioulas: "as sementes crioulas chegaram aos dias atuais pela prática da agricultura tradicional, na qual os lavradores conservam, selecionam, melhoram e as trocam entre si. Também chamadas de sementes “da paixão”, “da fartura”, “da resistência” e “da gente” elas permitem uma agricultura mais equilibrada ecologicamente e diminui o poder das grandes empresas do ramo de semente e dos transgênicos”, disse Juvenal.
Maurício Coordenador da Chapada Limpa Levando as Sementes |
“As comunidades vêm se organizando para a criação de bancos de sementes crioulas, que podem ser familiares, comunitários ou regionais. Esse trabalho vem sendo desenvolvido pela ASA. A COOPRAMA em parceria com a EMBRAPA e ASA-BRASIL traz algumas destas sementes crioulas até Chapadinha com apoio do STTR e assim iniciamos este trabalho que pode render bons frutos para nossa agricultura familiar”, completou Neres.
0 comentários:
Postar um comentário