quinta-feira, 5 de maio de 2016

Blogueiros viram principal alvo de violência contra comunicadores no Brasil, diz ONG


Quem acessa o Blog do Ítalo Diniz, encontra uma página congelada em 13 de Novembro de 2015. Na noite daquela sexta-feira, o blogueiro morreu após levar quatro tiros em uma das principais ruas de Governador Nunes Freire - MA .
"Criança fica com o pé preso em escada rolante de shopping no Maranhão". Esta foi a última pastagem do blogueiro Ítalo Diniz.
O caso ilustra uma das conclusões de um relatório divulgado nesta terça-feira (03), Dia Mundial da Liberdade de Expressão, pela ONG Artigo 19 : blogueiros se tornaram o principal alvo dos ataques à liberdade de expressão no Brasil.
Segundo a organização, 37% das violações relacionadas com o exercício da comunicação no Brasil em 2015 foram contra blogueiros. Pelo critério do estudo, graves violações à liberdade de expressão são homicídios, sequestros, tentativas de assassinato e ameaças de morte.
Esses comunicadores enfrentam situações de risco, intimidação e violência, sobretudo em cidades pequenas. Em 60% dos casos, por denunciarem irregularidades no poder público – o restante teria relação com críticas e opiniões (23%) e investigações (17%) feitas por tais profissionais.
A situação se agrava, diz a Artigo 19, porque agentes de Estado (políticos, policiais e servidores públicos) mais uma vez figuram como os principais suspeitos de violações contra comunicadores no país, aparecendo nessa situação em 17 das 35 ocorrências compiladas pela organização.



Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário